terça-feira, 3 de julho de 2012

Dicas de Viagem para Grávidas

Se você está grávida e vai viajar pela primeira vez depois que ficou gestante, vai gostar das dicas de viagens para grávidas dadas por Keila Cristiuma, diretora da marca Sempre Materna, grife de cursos para gestantes, mamães, bebês, cuidadores e vovós. Quando a gestante se propõe a viajar é importante que ela vá bem preparada para sentir-se  confortável durante a viagem e durante a estadia no local escolhido.


É hora do check list! “Roupas, sapatos, acessórios, produtos de higiene pessoal, caixinha de remédios, documentos, telefones do médico e um barrigão. Viajar acompanhado da gestante pode aumentar alguns quilos na bagagem, pois mais do que nunca, ela precisa de todo o conforto que teria em sua casa, aonde quer que esteja”, explica Keila Cristiuma.

Veja abaixo as dicas de viagens para grávidas:

Autorização do médico: Fundamental

1-Viajar não é proibido, mas deve-se ter bom senso. Trajetos longos só devem ser feitos se forem absolutamente necessários, e mais, a grávida deve ficar atenta à sua condição gravídica, sem se expor a riscos desnecessários. É óbvio que uma gravidez de alto risco, com doenças intercorrentes, como no caso de hipertensas e risco de parto prematuro, o repouso é indicado e prudente.
2- Para a tranqüilidade e bem-estar de todos, principalmente do bebê, a futura mamãe deve ser “monitorada” pelo médico prenatalista. Todas as decisões tomadas, como destino, acomodação, alimentação, transporte e data da volta devem ser permitidas por ele. A dica é: na dúvida, não faça, opte sempre por situações seguras.

  

Fase ideal da Gestação para viajar:

3- E por falar em segurança, organize para que suas viagens aconteçam entre o quarto e o sexto mês de gestação e não coincidam com as visitas ao obstetra. O ideal é evitar o primeiro trimestre, por ser um período de adaptação e o terceiro, pela proximidade com o parto.

Dica Rápida para gestantes:

4- Seguir a risca os conselhos do obstetra é fundamental para curtir a viagem. Mas, ainda assim, pode haver surpresas no meio do caminho como enjôos, fadigas, náuseas, cólicas e outros sintomas típicos da gestação. Então, a grávida deve ter sempre por perto um sintomático e também deve fazer refeições leves e nutritivas, sem bebidas gasosas. Caso o problema não seja resolvido, deve procurar orientação médica local.

Quente ou frio?

5- Antes de sair de casa consulte a meteorologia do destino e vá preparada. Separe roupas adequadas e confortáveis. Se o clima predominante for calor a orientação médica é levar hidratantes, roupas frescas, protetor solar e chapéu.  Cautela: Evite a exposição exagerada ao sol. Mar e piscina estão liberados para se refrescar, porém não é indicado pular e deixar que as ondas batam de frente com a barriga, a água deve ficar até o joelho. Na hora de comer, prefira alimentos leves a comidas típicas da região e abuse dos líquidos.
6- Já para quem optar por roteiros frios, bons para tomar aquele delicioso chocolate quente, a dica é que capriche nos agasalhos, com cuidado para o peso das roupas não causar cansaço excessivo. Para esses destinos prefira comidas com maior teor calórico.

Terra, ar ou água?

7- Independente do meio de transporte utilizado pela gestante, alguns cuidados específicos são necessários:
· A alimentação deve ser de fácil absorção e respeitar os horários já acostumados pela mulher;
· A hidratação é fundamental, principalmente para as viagens aéreas. Não deixe de ingerir bastante líquido;
· Evite permanecer com a bexiga cheia por muito tempo. Vá ao banheiro sempre que sentir vontade;
· Não fique parada por muito tempo, pois aumenta o risco de tromboembolismo. Exercite-se e alongue-se com freqüência, mesmo que for sentada;
· Lave bem as mãos e evite ficar em meio a multidões para prevenir contaminações;
Confirme com a agência de turismo quais os documentos necessários para o embarque. Feito isso, a sempre materna deseja boa viagem!!!


          www.semprematerna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário