quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Crianças buscam informação sobre produtos e marcas na Internet e na TV.



Os meios em que as crianças mais confiam para obter informações sobre produtos e marcas são a Internet e a TV. Esse foi um dos resultados da pesquisa “O poder de influência da criança nas decisões de compra da família”, apresentada pela Viacom nesta terça-feira, 8, em um evento que reuniu o mercado publicitário para mostrar, além da pesquisa, as novidades dos canais da programadora.
O estudo mostrou que a Internet e a TV são os meios mais confiáveis para os filhos entrevistados na hora de buscar informações sobre produtos e marcas. A maioria confia na Internet (82%), comerciais na TV (70%), programas de TV (62%), amigos (61%) e pais (44%) para obter essas informações. As entrevistas foram realizadas com crianças com idades entre 9 e 14 anos, e pais e mães com filhos de idades entre 6 e 14 anos.
Para chegar às informações sobre o poder de decisão de compra das crianças, a pesquisa apontou as mudanças nos papéis familiares, com pais e filhos apresentando um tipo de relacionamento diferente dos relacionamentos da geração passada. Se o modelo familiar antigo era mais autoritário, com maior controle dos pais, no novo modelo familiar, “todos têm algo a dizer”. Segundo a pesquisa, 79% dos pais concordaram que são mais próximos de seus filhos do que os pais eram com eles.
Além disso, os interesses também são compartilhados. De acordo com a gerente sênior de pesquisa da Viacom, Adriana Pascale, os resultados mostraram que entre os interesses compartilhados entre pais e filhos estão os programas de TV (97%), seguido de restaurantes (93%) e música (86%). Segundo 99% dos pais, eles sempre (ou quase sempre) assistem TV junto dos filhos. Entre as crianças, 98% deles afirmaram ver programas de TV com os pais.
Ainda de acordo com os pais, os filhos chamam a atenção para produtos com mais frequência quando estão assistindo TV, e desejam mais os produtos depois de vê-los na televisão.
A pesquisa apontou ainda que os pais pedem a opinião dos filhos sobre os produtos comprados, especialmente para os filhos mais velhos. Esse número é maior quando o produto é para os próprios filhos ou para a família, mas eles também pedem a opinião das crianças quando o assunto são produtos para eles mesmos.
Segundo as informações do estudo, os pais estão “abertos” para experimentar novas marcas e serviços a partir da recomendação dos filhos, com destaque para o grupo alimentação.
A apresentação da pesquisa foi acompanhada de comentários do psicólogo especialista em psicologia educacional, Leo Fraiman, que sugeriu aos publicitários presentes no evento que é preciso ter visão de sustentabilidade quando se fala sobre marcas, e que se a marca não for capaz de gerar valor, será rapidamente descartada. “É preciso fazer uma comunicação que vá vender o produto e agregar valor”, afirmou.

Fonte: Pay TV News

Nenhum comentário:

Postar um comentário